sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cronograma capilar - Qual sua necessidade?

  Já fiz alguns posts sobre o cronograma capilar e inclusive falei do meu cronograma (que por sinal farei um post novo sobre o atual, já que com o tempo fiz algumas alterações) e hoje venho falar qual a etapa (hidratação, nutrição, reconstrução) que você mais precisa de acordo com a situação de seus fios.


  A primeira coisa a ser feita é, quando tiver sem pressa, parar na frente de um espelho e analisar qual o estado que suas madeixas se encontram. Olhe, toque, analise a textura, as pontas, veja se está quebradiço, com pontas duplas, sem vida, se tem pequenas bolinhas brancas (que expliquei o que são aqui), etc. Note tudo! Analise os procedimentos que você faz com ele, se há tintura, alisamentos, qualquer química e o que ela traz de estrago. Após esta análise poderá concluir qual a melhor maneira de recuperá-lo. 

  Se os fios não estão com danos tão profundos, apenas precisam de mais brilho e maciez, aposte principalmente nas hidratações. Se puder fazê-las uma vez por semana será o ideal. 
  Já quando os danos é resultado de muita química, é importante repôr nutrientes que foram perdidos devido tais processos. Por isso, neste caso é necessário dar ênfase a nutrição que devolverá a saúde aos fios. 
  No pior dos casos, quando o cabelo passa a quebrar e cair devido as agressões (sejam químicas ou externas) é hora de investir na reconstrução que irá devolver a força aos fios devido a reposição das proteínas que reestruturam a fibra capilar. 

Algumas opções do cronograma de acordo com as necessidade:

  Caso de cabelos com químicas como progressivas, descolorações, etc, onde o cabelo se encontra com bastante danos. 
  Período de um mês, sendo 3 lavagens por semana (com realização do cronograma), sendo no total 12 lavagens com 5 hidratações, 4 nutrições e 3 reconstruções. 


Segunda
Quarta
Sexta
Semana 1
Hidratação
Nutrição
Reconstrução
Semana 2
Hidratação
Nutrição
Nutrição
Semana 3
Reconstrução
Hidratação
Hidratação
Semana 4
Nutrição
Reconstrução
Hidratação
 
Nesta segunda tabela o cabelo também possui danos químicos porém menores que no primeiro caso, continua sendo 3 lavagens por semana, totalizando 12: 6 hidratações, 4 nutrições e 2 reconstruções.  


Segunda
Quarta
Sexta
Semana 1
Hidratação
Hidratação
Nutrição
Semana 2
Hidratação
Nutrição
Reconstrução
Semana 3
Hidratação
Hidratação
Nutrição
Semana 4
Hidratação
Nutrição
Reconstrução

  Aqui os cabelos possuem danos apenas externos como chapinha, escova, etc. O cabelo não precisa ser lavado apenas duas vezes por semana, mas o cronograma só precisa ser seguido por duas vezes, ou seja, nas outras lavagens o shampoo e condicionador já basta. São 2 lavagens por semana, 4 hidratações, 2 nutrições e uma reconstrução.


Segunda
Quinta
Semana 1
Hidratação
Hidratação
Semana 2
Nutrição
Hidratação
Semana 3
Hidratação
Nutrição
Semana 4
Reconstrução
-
  E por último, cabelos saudáveis que raramente sofrem agressões. Nem fiz a tabela pois é bem simples: Hidratação semanal, nutrição uma ou duas vezes por mês e reconstrução apenas se sofrer maior desgastes, quando for em piscina, praia, etc. 

  Meninas, fazer umectação também é ótimo. Ela pode vir junto a alguns dias da nutrição. Expliquei melhor sobre ela aqui e também tem dicas dos melhores óleos aqui

Beijo beijo.

2 comentários:

  1. por favor me responda. Eu tenho a raiz do cabelo muito oleosa, impossível lavar só 3 vezes por semana, mas meu cabelo está destruído. Como faço?Uso as máscaras só 3 vezes e no resto condicionador?Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, muito obrigada por visitar e comentar aqui no meu cantinho.
      Então, primeiramente vou dizer o óbvio: trate apenas com produtos específicos para este tipo de cabelo, um que eu usei e gostei e que foi muito útil para minha mãe (que também tem bem oleoso) foi o Clear http://ohcabelo.blogspot.com.br/2013/08/ainda-sobre-questao-de-caspas-meninas.html. Para completar, seria bom usar um shampoo anti-resíduo que retira todas as pequenas sujeiras (que auxiliam na oleosidade) que o shampoo comum não consegue tirar, porém após o uso dele é bom uma hidratação pois ele deixará as cutículas do fio aberta. Aqui também tem um post que fala sobre dicas para seu tipo de cabelo: http://ohcabelo.blogspot.com.br/2013/08/pra-cabelos-oleosos.html,
      enfim, é isso. Beijo beijo e obrigada.

      Excluir

Todos comentários e visitas serão retribuídos, não esqueça de deixar seu blog :D
Obrigada e volte sempre.
Beijo beijo *-*

within

Poderá gostar também de: